Leon Trótski
1879 - 1940
Líder da Revolução ao lado de Vladimir Lênin, Trótski além de ser um dos principais membros da direção do Partido Bolchevique, ocupava a presidência do Conselho de Operários e Soldados de Petrogrado, então, a principal cidade russa. Foi o principal responsável pela vitória bolchevique na Guerra Civil Russa (1918 – 1922), quando comandou o Exército Vermelho que derrotou a invasão da Rússia revolucionária por 14 países.
Karl Marx
1818 - 1883
Marx era, antes do mais, revolucionário. A obra de Marx em economia estabeleceu a base para muito do entendimento atual sobre o trabalho e sua relação com o capital, e a opressão dos capitalistas sobre os trabalhadores de todo o mundo. Publicou vários livros durante sua vida, sendo O Manifesto Comunista e O Capital.
Rosa Luxemburgo
1871 - 1919
Rosa Luxemburgo é uma das maiores militantes e teóricas na luta operária pela tomada do poder. Sua grandeza é atestada até hoje, não só pelos militantes de esquerda, que têm em seus escritos valiosos registros marxistas, mas também também pela direita, que não perde a oportunidade de vilipendiar e caluniar sua vida e obra.
Fidel Castro
1926 - 2016
Um dos maiores revolucionários de todos os tempos, uma figura histórica, um dos líderes da Revolução Cubana, junto de Che Guevara. Fidel não nos deixa esquecer que o imperialismo é nosso inimigo número um, inimigo mortal da classe trabalhadora, que deve lutar com todas as armas possíveis para derrubar as ofensivas imperialistas.
Vladimir Lênin
1870 - 1924
Lênin, organizou e liderou a Revolução Russa. Mas sua importância é maior que apenas um líder em um acontecimento.
Lênin estabeleceu uma nova forma de organizar um partido, ele expandiu sobre os ensinamentos de Marx e estabeleceu as bases teóricas da revolução, ele construiu o partido que a fez. Lênin é a personificação da revolução russa de 1917.
Friedrich Engels
1820 - 1895
Friedrich Engels Nasceu em 1820, foi um dos principais coadjuvantes de Karl Marx na formulação da teoria comunista, partindo do materialismo histórico. Foi Engels que continuou a executar a maior obra científica socialista de todos os tempos, “O Capital”, escrevendo o segundo e terceiro volume dessa obra magistral.